Artigo
Impactos em imagem e reputação nos cálculos financeiros de seus projetos?
Rafael Pavão Cardoso
É muito comum em clientes automotivos a frase esse é um problema de campo que não dá dinheiro, mas precisa ser resolvido porque é importante. Besteira! É só uma mentira que te contaram para mascarar a falta de habilidade de valorizar essas atividades; se um projeto retorna dinheiro não há sentido em investir tempo ou dinheiro nele
Como você vai priorizar suas atividades, para gerar o maior resultado financeiro, se você não sabe valorizar corretamente o impacto financeiro dos projetos? É tudo sentimento e gritaria (quem grita mais alto recebe mais atenção), saiba que continuar trabalhando assim vai levar você a ser substituído quando quem grita também for.
Cálculos de imagem e reputação são difíceis de valorizar, afinal, quanto impacta um problema em um cliente que talvez não compre mais de você? E se ele falar para outros 10, 100, 1000, 1milhão? E se o problema virar tema de mídia social?
Uma estratégia é colocar pesos de severidade balizados por valores financeiros, que serão multiplicados pela quantidade de ocorrências, e simular casos contra casos internos bem valorizados e perguntar entre projeto A vs B, qual seria prioridade, e assim balizar os valores.
Se não mede, você não prioriza, se não prioriza, não executa. Colocar valores financeiros é um meio de mostrar a importância do projeto e do seu trabalho, conheço profissionais que trabalham integralmente resolvendo problemas de clientes, todos sabem que é importante, mas o quanto? é a pergunta que o impacto financeiro, que é o idioma global de todas as empresas, vai responder.